quarta-feira, 2 de agosto de 2006

5 a 12 de Agosto - Fundão

Semana Cultural das Terras do Xisto

A Semana Cultural das Terras do Xisto já se assumiu como um evento mobilizador das gentes do Pinhal Interior do concelho do Fundão. Todos os anos, quando o Verão ilumina o tempo e o calor apela ao convívio, a cultura atravessa o território como uma lufada de ar fresco. As tradições revivem-se em saberes e artes que nunca se esquecem, rejuvenescidas através de uma linguagem festiva que canta os dias presentes. A leitura das tradições é feita pelo olhar contemporâneo. A vivência dos dias flui como um rio.

Este ano a Semana Cultural das Terras do Xisto abraça a Rede das Aldeias do Xisto num enlace amoroso. De entre as freguesias do concelho do Fundão abrangidas pelas actividades, existem duas Aldeias do Xisto: Barroca e Janeiro de Cima, a que também se junta este ano Janeiro de Baixo, no concelho vizinho da Pampilhosa da Serra. A Semana Cultural prova assim que é possível ultrapassar as barreiras físicas da geografia, transformando o Rio Zêzere numa festa de união entre margens, entre concelhos, entre terras e entre gentes.
Este casamento alarga-se ainda aos artistas e grupos que irão actuar durante a Semana, que pertencem em maioria ao território das Aldeias do Xisto, assim como os artesão que irão expor na “Mostra dos Artesãos da Terra”.
Para ver e fazer ao longo de oito dias há ainda música, teatro, animação de rua, cinema, astronomia, vôos em balão de ar quente, magia cómica, um circo pouco comum, ateliês diversos, gastronomia e muito mais. Juntem-se à festa, que há lugar para todos. Juntem-se à festa e embrenhem-se num território onde crescem raízes a cada passo, onde cada salva de palmas é o nascer de um outro futuro. No território do xisto, transformado num palco para o mundo, há lugar para todos.
Mais informações

Sem comentários: