segunda-feira, 21 de agosto de 2006

15 - 17/09 - Chocalhos 2006 - Festival dos Caminhos da Transumância em Alpendrinha (Fundão)

Os caminhos da transumância voltam a ser povoados pelo Chocalhos. Os trilhos percorridos pelo Festival encontram um espaço onde a pastorícia também quer fazer perdurar a sua memória. São caminhos que unem gados, gentes e horizontes para além das fronteiras e ao sabor da música, como aliás o fazia a própria transumância.

O “Chocalhos” possibilita voltar a ouvir o “chamamento” dos pastores, o ritmo fantástico do gado a atravessar as localidades, a assistir ao espectáculo das ovelhas em movimento e à agitação dos pastores. A própria actividade pastoril é valorizada. Para centenas e centenas de pessoas o “Chocalhos” é uma oportunidade para reavivar a memória. Para outros é uma novidade, uma agradável surpresa.

Programação (sujeita a eventuais alterações)

15/09, sexta-feira
Abertura do Festival com animação de rua

16/09, sábado
Espectáculos e animação de rua com:

Gaitafolia
A Gaitafolia é a banda da Associação Gaita de Foles, resultado do trabalho da formação de novos gaiteiros e é também um reflexo das suas actividades.Na banda são utilizados instrumentos construídos na Oficina da Associação. Tem por objectivo principal a divulgação da música e das gaitas de fole portuguesas, mas também muitas músicas de gaita dos países onde este instrumento tem presença, nas suas diversas variantes.
Segue-me à capela
O grupo Segue-me à Capela dedica-se à revitalização da música tradicional portuguesa trabalhando sobe um reportório cantado a capella, e de uma experiência casual assumiram uma existência organizada mantendo uma actividade regular de apresentações ao vivo em Portugal e Espanha.

Gigabombos
GigaBombos do Imaginário assenta numa proposta de aproximação das novas gerações a práticas musicais e artísticas inspirados nas tradições culturais do povo português. Gigantones, cabeçudos, bombos e gaitas, foram secularmente paisagem plástica e sonora de encontro festivo, celebrando um espaço de prazer estético e artístico, em encontro de gentes. Enraizada na terra e num tempo longínquo que projecta a nossa identidade e memória, os GigaBombos são ainda protagonistas de uma atitude de encarar as práticas culturais da tradição como forma de alicerçar um sentido de futuro.

Chocalheiros de Ficalhos
Presença regular no Chocalhos, este grupo constitui uma das mais singulares animações do festival, marcando um ritmo de outros tempos por todas as ruas de Alpedrinha.

Associação de acordeonistas do Fundão
Gaitas-de-Beiços da Guarda

16:00 hrs
Concerto

17/09, domingo

08:00 hrs
Passeio com rebanho Fundão – Alpedrinha
Um percurso pedestre com a companhia de um rebanho serrano, percorrendo parte de uma das rotas da transumância que liga o Fundão a Alpedrinha.

Espectáculo com Cor’Alpes – trompa alpina
Usada para chamar o gado para a ordenha vespertina, a trompa alpina encontra as suas raízes no passado remoto, e que aqui será celebrada através do trio Cor’Alpes.
Fonte - Fundão Turismo

Sem comentários: