sexta-feira, 21 de julho de 2006

"Rota Matina" a partir de hoje na Guarda

«Rota Matina vai pulverizar o dia-a-dia» é uma iniciativa da Associação Arte Livre da Guarda, que a partir de hoje, (sexta-feira) se propõe a divulgar alguns espaços menos conhecidos da cidade através da cultura. Até 22 de Agosto, meia centena de artistas plásticos mostram música, instalações, desenho, pintura e escultura.

Segundo Barreira Pires, presidente da Associação Arte Livre, as actividades visam, "além da divulgação dos artistas e das suas obras, dinamizar toda a zona histórica da cidade e dinamizar o comércio local". Explicando que esta promoção do comércio tradicional se faz através da realização de acções no interior das lojas.Outro dos objectivos é levar, através da arte, a população da Guarda "a conhecer locais da cidade que possivelmente nunca viram". Barreira Pires dá o exemplo da Torre dos Ferreiros, em cujo topo estará um artista com uma instalação.
O responsável afirma que, "possivelmente, 90 por cento da população da cidade nunca viu a Guarda do cimo da Torre dos Ferreiros”, pelo que se propõem dar conhecer o espaço histórico, a mostrar as obras de arte e a revelar a cidade de outros ângulos.

Outra das propostas passa pela participação de uma jovem cantora de ópera que se apresentará ao público "numas antigas cavalariças" na Rua da Torre, perto da Sé Catedral.
André Catalão, André Rebelo, Ana Dias, Daniel Gamelas, Lília Santos, Maria Reales, Nelson Santos, João Louro, Paula Costa, Simone dos Prazeres, Sofia Capelo, Tânia Amador, Telmo Trindade, Francisco Vinagre e Alberto Carreto são alguns dos artistas que participam nesta actividade cultural. Estes criadores, vindos de todo o país e de Espanha são livres de exporem as suas obras e de trabalhar ao vivo, sublinhando-se o facto de estarem na Guarda a título gratuito.
A "Rota Matina" tem maior projecção durante este fim-de-semana, mas as obras de arte vão permanecer nos espaços comerciais até ao dia 22 de Agosto.

A realização coincide com as Festas da Cidade da Guarda - entre 21 e 30 de Julho - organizadas pela Câmara Municipal.
Fonte - Kaminhos

Sem comentários: