sexta-feira, 21 de julho de 2006

Público de todas as idades pode descobrir o património nos Museus Municipais de Coimbra

Partir à descoberta do espólio existentes nos diferentes espaços museológicos municipais pode ser uma excelente escolha dos pais para ocupação dos tempos livres dos filhos ao acederem às diferentes propostas que o Departamento de Cultura da Autarquia oferece a todos quantos queiram aproximar-se da história, arte e cultura que fazem de Coimbra a cidade capital do conhecimento.

De entre os vários destinos de férias, entre as alternativas campo ou praia, a cidade pode constituir também uma boa opção. Assim, os espaços museológicos proporcionam visitas guiadas em todos os núcleos municipais e, em alguns deles, a prática de actividades relacionadas com o espólio patente ao público.


O Museu Municipal Edifício Chiado, através do núcleo da Colecção Telo de Morais, cujas visitas são seguidas de ateliers de pintura, modelagem, dobragens ou recortes, que passam por "viagens imaginárias", reprodução de obras da Colecção (pintura) ou a realização de jogos pedagógicos (puzzles) relacionados com a temática da Colecção exposta; as vistas guiadas ao núcleo de Arte Sacra da Colecção bem como à exposição temporária patente no Edifício Chiado - "Arte Sacra na Colecção Telo de Morais" - dão azo, ainda, à realização de actividades relacionadas com as tradicionais festas e tradições religiosas (nomeadamente, as procissões) que se realizam, nesta altura do ano, por toda a Região Centro.

Os ateliers decorrem às Terças, Quartas e Quintas-feiras, das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 17h00, mediante marcação prévia através do telefone nº239840754. Horário do Museu: Terça a Sexta: 11h00/19h00; Sábado, Domingo e feriados: 11h00/13h00 e 14h00/19h00; encerra à Segunda-feira.

O Núcleo da Cidade Muralhada (Torre de Almedina) onde, para além da visita guiada às exposições ali patentes - "Os Alqueires bem medidos" e a exposição documental "vestígios da muralha de Coimbra" -, os jovens poderão concretizar actividades como a execução de uma maqueta na qual se pretende reproduzir os principais elementos arquitectónicos de Coimbra medieval ou reproduzir os símbolos de poder (camarário, real e militar) e de vestígios do passado (siglas, símbolos religiosos e elementos decorativos).

As visitas guiadas efectuam-se de Segunda a Sexta-feira. Horário: Terça a Sábado: 11h00/13h00 e 14h00/19h00; Encerra aos Domingos, Segundas-feiras e feriados.

A Galeria do Turismo, onde está patente uma valiosa colecção de instrumentos musicais doados por Louzã Henriques que ilustram a importância de três diferentes tipos de manifestações da cultura tradicional Coimbra - o Fado, as Fogueiras de S. João e a Romaria do espírito Santo - é também um dos espaços que convida miúdos e graúdos a uma visita acompanhada.

Horário: Terça a Sábado: 11h00/13h00 e 14h00/19h00; Encerra aos Domingos, Segundas-feiras e feriados.

Esta série de actividades estão abertas à participação de crianças, jovens e adultos (incluindo a população idosa) estando, no entanto, algumas direccionadas especificamente, apenas, para determinadas idades, permitindo criar e/ou reforçar uma relação mais próxima dos munícipes ao espaços museológicos da Cidade.
Fonte - Câmara Municipal de Coimbra

Sem comentários: