terça-feira, 11 de julho de 2006

Aveiro e Coimbra aderem à Associação Rota da Bairrada

Ainda este Verão, será constituída a nova Associação Rota da Bairrada (ARB). O projecto começou ligado ao enoturismo mas os promotores decidiram alargar o âmbito da actividade envolvendo outros agentes. Aveiro e Coimbra figuram entre os concelhos aderentes.

Segundo Jorge Sampaio, vereador da Câmara de Anadia, as autarquias de Aveiro e Coimbra aceitaram integrar a futura ARB. Estão nesta altura já representados os oito concelhos da região vinícola para dar continuidade à Rota do Vinho da Bairrada.

"Quisemos incluir concelhos que não tendo forte expressão enquanto produtores de vinho possuem outras potencialidades que devemos aproveitar. Foi uma aposta ganha", disse.

Depois de uma fase de estagnação da Rota do Vinho da Bairrada, com um projecto esgotado, a Câmara de Anadia, decidiu assumir a condução de um processo de reformulação que tem contado com o apoio técnico da Universidade de Aveiro.

De acordo com Jorge Sampaio, a escritura pública da nova associação deverá acontecer "em Julho ou Agosto".

Nesta altura, a Rota do Vinho da Bairrada funciona com apenas 28 aderentes num universo de uma centena de engarrafadores-produtores.

O novo modelo "mais activo" abre portas à adesão de outros agentes ligados ao turismo (restauração, termas, organizadores de eventos, agências de viagens, etc.), bem como de entidades da região. As autarquias também terão um papel importante a desempenhar.

"Funcionará de um modo mais abrangente, aproveitando todas as valências", explicou Jorge Sampaio.

A ARB pretende dinamizar a região como um dos principais destinos turísticos do País que além do vinho e da gastronomia, possa abranger as termas, as praias e o desporto aventura.

Os sócios são desafiados a criar uma rede comercial com benefícios comuns. Será criada ainda uma central de reservas e um serviço de atendimento ao público.

"A Rota da Bairrada pode impulsionar a criação de produtos turísticos em colaboração com os aderentes", adiantou Jorge Sampaio. Os visitantes mais assíduos também poderão beneficiar de condições especiais, aderindo ao cartão "Amigo da Bairrada" que custará cerca de 50 euros por ano.

Notícia retirada do site Notícias de Aveiro

Sem comentários: