segunda-feira, 10 de julho de 2006

30/09 - 08/10 - 7ª Edição do IMAGO - Festival de Cinema Jovem do Fundão

A 7ª edição do IMAGO – Festival Internacional de Cinema Jovem decorrerá no Fundão de 30 de Setembro a 8 de Outubro. Este ano estão a concurso 1.300 curtas-metragans de 60 países, o que é um número recorde. Além das secções competitivas, o IMAGO 2006 tem como tema principal as relações entre a banda desenhada, os super-heróis e o cinema. O destaque vai para a exibição de seis filmes e alguns trabalhos publicitários do ilustrador inglês Dave McKean e três películas do chileno Alejandro Jodorowsky, que vão ainda dirigir oficinas criativas e fazer parte do júri internacional.

Sob o título "Da Nona à Sétima Arte", vão ser exibidas adaptações de banda desenhada para o cinema e criações de autores de BD que decidiram passar par a trás das câmaras. O programa inclui ainda secções dedicadas à carreira de Clint Eastwood e uma aposta nos trabalhos do belga Nicolas Provost como jovem realizador para o futuro. Haverá também programação especial para as escolas do 1º ciclo do ensin o básico do concelho do Fundão e espectáculos musicais, na secção "Sound & Visio n Experience", com Pop Dell’Arte, Jens Lekman, Janine Rostron e David Holmes & A ndy. Esta secção inclui filmes musicados ao vivo, com a participação da band a hip-hop Factor Activo, da Covilhã, o coro da Associação Cultural da Beira Interior e o duo de música electrónica Oxygen.

O festival vai estrear a requalificada Casa da Moagem, do Fundão, um edifício transformado pela câmara local no novo centro cultural do concelho, recebendo o nome de Cidade da Arte e do Engenho. O valor dos prémios, em três secções competitivas para realizadores com menos de 35 anos de idade, ascende a 15 mil euros. Este ano, pela primeira vez, o festival incluirá uma secção competitiva designada "Micromovies", destinada a filmes produzidos para a Internet e dispos itivos portáteis multimédia e cujas inscrições decorrem até Setembro.

O IMAGO, orçado em 180 mil euros, é organizado pela Cooperativa Cinema Jovem e a Câmara Municipal do Fundão.
Fonte

Sem comentários: