sexta-feira, 21 de julho de 2006

22 e 23/07 - Feira Medieval em Linhares da Beira

Nos próximos dias 22 e 23 de Julho, Linhares da Beira vai viajar no tempo e reviver os tempos de uma Feira Medieval. Tendo a Aldeia Histórica por cenário, durante dois dias serão recriadas as tradições medievais, desde a Ceia Medieval a assaltos ao castelo, autos de fé, malabaristas, tavernas, torneio de armas, entre muita outra animação.

Para além da recriação das tradições, comidas, e trajes medievais, o evento realiza-se numa aldeia «cem por centro preservada», afiança a Câmara de Celorico da Beira. Por isso será mais fácil abstrair-se da actualidade e recuar aos tempos feudais. Pelas ruas de Linhares poderá encontrar bobos malabaristas e acrobatas, mas também comprar escravos ou ser desafiado para um duelo de espadas. Durante os dois dias vão decorrer torneios de armas, bailados e danças do ventre, bem como um desfile de cavaleiros e escudeiros.

No sábado, dia 22, haverá ainda uma ceia medieval, cuja participação carece de inscrição prévia na torre do castelo de Linhares, na Câmara celoricense ou no site da Feira. Nesta ceia serão recriadas as formas de comer, de beber, de comportamento à mesa e as próprias comidas. Para beber haverá vinho vermelho, água e sumo de laranjas. Para comer, o repasto consta de chouriço e morcela assados, tabuinhas com queijos, sopa da pedra, carnes assadas de porco preto, codornizes, coelho, pato e galo do campo. Tudo acompanhado de castanha cozida e pão escuro. Para a sobremesa os participante terão pêra bêbada e frutas da época.

No domingo será investido o alcaide, estando ainda programado um torneio de armas, bailados e danças do ventre. Poder-se-á assistir também a um desfile de cavaleiros e escudeiros, enquanto que no final do dia vai ter lugar um auto de fé onde serão julgadas bruxas, hereges e ladrões.

O evento é organizado pelo município de Celorico da Beira, com o apoio da Junta de Freguesia de Linhares da Beira, sendo a animação da responsabilidade da Anima História.
Fonte - Guarda Online

Sem comentários: