terça-feira, 4 de julho de 2006

14 - 16/07 - Encontro do Vento - Festival de Castelo Novo

O Encontro do Vento é uma iniciativa integrada no programa de animação das Aldeias Históricas.

Um campo de férias com uma forte componente pedagógica, uma feira bem animada cheia de cheiros e sabores e inúmeras actividades ligadas a poesia irão compor o programa deste Festival.
Sábado, dia 15 de Julho, será dedicado à confirmação do pendor poético desta iniciativa. Uma evocação à memória de Eugénio de Andrade pelas 15 horas na Póvoa de Atalaia (a organização garante transporte do Fundão à terra do poeta), a realização de um café literário pelas 18 horas, em Castelo Novo, e um Recital na Lagariça, pelas 22 horas, serão alguns dos momentos que transformam, nestes dias, a Gardunha como um território privilegiado para as artes da palavra.

Este ano, um verso de Ramos Rosa ”Palavras de vento e de pedra” dá o nome a uma antologia que reúne mais de 80 poetas portugueses e galegos, numa perfeita comunhão ibérica.

Este evento estimula mais uma vez o encontro familiar e o envolvimento das famílias nas actividades com as crianças, através da participação nas Oficinas de Objectos Eólicos e na instalação do Jardim do Vento.

Programa

Campo de Férias “ O Vento das pedras”


10 - 16/07
Este campo destina-se a crianças entre os 7 e 12 anos, onde as mesmas terão oportunidade de participar em inúmeras actividades pedagógicas tais como: Observação das estrelas, Explorações na paisagem, Geologia, Botânica, Atelier de Fotografia, Oficinas de Objectos Eólicos, etc. Este campo culmina com a montagem do Jardim do Vento, ícone deste festival.

Palavras de Vento e de Pedra

14/07, sexta-feira

10:00, 11:00, 14:00
«Túu Túu» pelo Agora Teatro
Teatro de objectos poéticos
Duração: 30 minutos
Espectáculo de manipulação de objectos e músicas para bebés e crianças interpretado por Bruno Cintra e Corrado Floriddia.
Trata-se de um espectáculo de poemas e paisagens sonoras, onde os sentidos das crianças são estimulados, através da manipulação de objectos que estimulam a criatividade e despertam as capacidades auditivas e visuais.

18:00
Abertura da Feira
Esta feira que conta com a participação dos habitantes de Castelo Novo, irão estar representados alguns dos sabores da Gardunha, da fruta aos chás , passando pela doçaria tradicional, os visitantes poderão adquirir alguns dos produtos característicos da nossa região

19:00
Livros com chá e guloseimas
A biblioteca Eugénio de Andrade, que actualmente funciona também em regime de itinerância, deslocar-se-á para Castelo Novo nestes dias, por forma a que as pessoas tenham a possibilidade de requisitar publicações enquanto permanecem no encontro e como um dos espaços de lazer integrados na feira.
Neste cantinho ao sabor do chá de tília, as pessoas poderão disfrutar momentos de agradável leitura.

22:00
O Regresso do Pepino pelo Teatro Regional da Serra de Montemuro

O Teatro Regional da Serra do Montemuro nasceu em 1990, produto do encontro entre artistas locais, nacionais e internacionais, na pequena aldeia de Campo Benfeito, no alto da Serra do Montemuro. Esta companhia aposta na criação de textos originais, inspirados no mundo à sua volta. As peças são concebidas num processo colectivo que une actores, escritores, encenadores, cenógrafos e compositores na criação destes espectáculos.

Sinopse:
Já lá vão três anos desde o casamento do Pepino.
Seus pais, Tia Maria e Tio Manel, depois de terem terminado a sua viagem por Portugal estão de volta à sua pequena aldeia e à sua humilde casa.
Tratam dos seus campos, das suas galinhas, lamentam-se da falta dos seus oito filhos, em especial do Pepino. Era ele, que todas as manhãs iam ver se as galinhas tinham ovos.
Eis que surge um barulho familiar. A famosa moto-cultivadora da Tia Maria e do Tio Manel está de volta e juntamente vem Pepino, com um estilo muito diferente daquele que seus pais estavam habituados a ver.
Pepino conta a seus pais as aventuras e desventuras que teve na Suíça, país para onde ele e sua esposa foram morar. Só não conta a verdadeira razão de voltar para casa.
Isso é o que o publico vai descobrir neste espectáculo.
Tia Maria e o Tio Manel, fazem coisas nunca por eles imaginadas.
O desdobramento de cenários, luz, cor e emoção, tudo isto é “ O REGRESSO DE PEPINO”, e muito mais...

Ficha Artística
Texto: Criação colectiva
Encenação: Walter Janssens, TRSM
Direcção Musical: Walter Janssens
Cenografia: Helen Ainsworth
Figurinos: Helen Ainsworth
Construção de Cenários: Carlos Cal
Desenho de Luzes: Paulo Duarte
Interpretação: Abel Duarte, Eduardo Correia, Paulo Duarte e Tanya Ruivo
Produção Executiva: Paula Teixeira
Direcção de Cena: Abel Duarte
Assessoria de Imprensa: Paula Teixeira
Design Gráfico: Helen Ainsworth

15/07, sábado

09:00 – 13:00
Montagem do Jardim do Vento com os objectos e instrumentos musicais Eólicos, construídos pelas Escolas do 2º e 3º.ciclo do Concelho do Fundão
Ao longo do ano lectivo 05/06 a Câmara Municipal promoveu um projecto intitulado “Máquinas de Vento” destinado às escolas de 2º e 3º ciclo do Concelho do Fundão, que visava a construção de objectos e instrumentos musicais eólicos,
utilizando os conhecimentos adquiridos nas diferentes disciplinas.
O resultado deste projecto fará parte do Jardim de Vento.

15:00
Abertura da Feira

15:00 – 20:00
Livros com chá e guloseimas

15:00 – 19:00
Oficinas de Objectos Eólicos
Atelier de Instrumentos Musicais eólicos
Durante o festival pais e filhos poderão participar nestas actividades dinamizados por monitores especializados, que utilizando técnicas distintas, irão ensinar a construir objectos e instrumentos eólicos, que posteriormente farão parte do Jardim do Vento

15:00
Visita ao Jardim do Lugar da Casa
Em jeito de homenagem a Eugénio de Andrade, oriundo de Póvoa de Atalaia,irá decorrer uma visita ao Jardim do Lugar da Casa do poeta.
Os interessados poderão deslocar-se até a Povoa de Atalaia num autocarro que
irá partir da Praça do Município, no Fundão, pelas 15:00 Horas

16:00
«Túu Túu»
Teatro de objectos poéticos
(Agora Teatro)
Para bebés e pais

16:30

Actuação da Banda Filarmónica Perovisense

18:00
Café Literário com a Oficina da Poesia (Universidade de Coimbra) e a editora Alma Azul
Tertúlia poética

O Projecto "Oficina de Poesia" nasceu no ano lectivo de 1996-97 e resultou do interesse de um pequeno grupo de alunos, que então frequentava à cadeira de Literatura Inglesa I (Poesia Contemporânea), pela experiência do Programa de Doutoramento em Poética da State University of New York Do projecto "Oficina de Poesia" resultaram também, além da revista Oficina de Poesia. Revista da Palavra e da Imagem, uma cadeira de opção para a Faculdade de Letras ("Poética e Escrita Criativa", ateliers em escolas secundárias, performances com actores, colaboração em projectos acções de rua, a presença de inúmeros convidados na Universidade de Coimbra, criação de homepages, ligações a novas pequenas editoras, pequenos prémios (em Itália), representação em antologias de poesia internacional, e inúmera poesia publicada

22:00

Recital e apresentação da Antologia de Poesia “Palavras de Vento e de Pedra” com a Oficina da Poesia e alguns poetas galegos

16/07, domingo

09:00 – 13:00
15:00 – 18:00

Oficinas de Objectos Eólicos
Atelier de Instrumentos Musicais eólicos

15:00
Abertura da Feira

15:00
Livros com chá e guloseimas

18:00
Conversas do Vento com Dr. Costa Alves – dirigido às crianças

Manuel Costa Alves
Licenciatura em Ciências Físico-Químicas pela Faculdade de Ciências da Universidade Clássica de Lisboa em 1969.
Meteorologista desde Outubro de 1969; aposentado a partir de Março de 2003.

LIVROS EDITADOS
- Mudam os Ventos, Mudam os Tempos - O Adagiário Popular Meteorológico, Publicações Gradiva, 1996; 2ª edição aumentada 2002; 3ª edição aumentada 2006.
- Voltar a Timor, Gradiva, 1998.
- Podia Ser de Outra Maneira, Ulmeiro, 2000.

Alguns dos Trabalhos publicados
- Ventos que há no Branco, Barata nº40, publicação trimestral da Livraria Barata, Inverno de 1996.
- Breves apontamentos sobre o clima de Timor, SMT Díli, 1973.

Colaboração regular na Comunicação Social
· RTP (1984 – 1993); TVI (1993 – 1997); RDP Antena 1 (1998 – 2001); Diário de Notícias (Cata-ventos, 1990 – 1995); Reconquista (Cata-ventos, desde 2003); Rádio Beira Interior (desde 2004); Rádio Jornal do Fundão (desde 2004); Rádio Clube de Monsanto (desde 2005).

POESIA E TEATRO
Director do Grupo de Poesia e Teatro “MÃOS AO AR” da Associação Nacional de Professores, desde Abril 2005.

Fonte - Fundão Turismo

Sem comentários: