sexta-feira, 7 de julho de 2006

08/07 - Inauguração da Exposição "H2O Fotobiografia da Água" no Museu do Canteiro

Inaugura no próximo dia 8 de Julho (Sábado) pelas 17:00h no Museu do Canteiro a exposição de fotografia “H2O Fotobiografia da água” de Paulo Magalhães.

Esta iniciativa surge na sequência de uma parceria entre as seguintes entidades: Museu Nacional de Machado de Castro, Conselho da Cidade de Coimbra, Albigec e Museu do Canteiro.

A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) decretou que os anos de 2005 a 2015 seriam reconhecidos como a Década da Água. Enquanto elemento natural a água surge, por vezes, associada a outros elementos como a pedra, temática que está na origem do Museu do Canteiro.

As fotografias de Paulo Magalhães contam a “história” da água, mostrando o elemento H2O nos seus diversos estados: sólido, líquido e gasoso. Em exposição no Museu do Canteiro estarão fotografias de grandes dimensões que nos transportam numa viagem pelo ciclo da água desde a evaporação, condensação, precipitação, infiltração, escoamento até à acumulação.
A água é um elemento que circula pela natureza contribuindo para a formação de rios e lagos sendo que a exposição agora patente no Museu do Canteiro ajuda a reflectir sobre a importância deste líquido para a vida no nosso planeta e para a sobrevivência de todos os seres vivos que nele habitam.

A exposição poderá ser visitada até ao dia 8 de Outubro de 2006 no seguinte horário : de Terça a Sexta das 9:30 às 12:30 e das 14:00 às 17:30, Sábado e Domingo das 14:30 às 18:30, o Museu encerra às Segundas.

“Se 71% da superfície terrestre está coberta de água este facto numérico é irrelevante face ao que a água significa neste planeta. Se a água ficasse isolada no mar e fosse um sistema isolado da Terra, a vida ficaria confinada às profundezas do Oceano. Este é o único planeta conhecido que possui água nos três estados, e são precisamente os movimentos de transferências de um estado para outro que originam todos este constante processo de vida, por cima das nossas cabeças, à nossa volta, e por debaixo dos nossos pés. Todas as formas de vida até hoje conhecidas possuem sempre entre 50% a 99% de água.
(…) somos mais dependentes das leis da natureza do que das nossas. A água não está nas torneiras nem nas garrafas. A água está na vida, num céu azul, nas nuvens, no solo, no ar que respiramos e em nós.
A sua perseverança, versatilidade, capacidade de se dissolver, comunicar, tolerar, fez com que moldasse o mundo e o enchesse de vida. É portanto tempo de dedicarmos uma fotobiografia, à Biografia das biografias. Ao dia a dia de milhares de fenómenos que não fazem história, mas que fazem a vida.”

Paulo Magalhães, H2O Fotobiografia da Água. Planeta Vivo Lda., Porto, 2003

Notas biográficas

PAULO MAGALHÃES
Nasceu no Porto em 1968, onde se licenciou em Direito, tendo também estudado em Coimbra numa Pós-graduação em Direito do Ambiente. Frequentou em 2003 o programa de doutoramento “ El médio ambiente natural y humano e las ciências sociales” da Universidade de Salamanca.
Iniciou a sua actividade como fotógrafo de natureza em 1983, tendo no âmbito desta actividade obtido vários prémios e participou em diversas exposições colectivas. Realizou várias exposições individuais sobre os temas “Portugal Natural – Vida Selvagem em Imagem”, e “H2O – Planeta Água”.
Foi co-autor, com a Liga de Amigos de Conímbriga, do livro O Oppidum de Conímbriga e as Terras de Sicó e, com Jorge Alarcão, em Conímbriga – O Chão Escutado. Em 2003 publica o livro Coimbra – a Invenção do Tempo e, com Nuno Gomes, H2O – Fotobiografia da Água. Em 2004 publica Seia – O Tecto de Portugal e em 2005 L miu purmeiro lhibro an Mirandês, com Carlos Ferreira.
Em 1999 iniciou a sua carreira de docente de Direito do Ambiente na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

CONTACTOS
Centro Cultural de Alcains
Museu do Canteiro
Rua das Fontainhas, 1
6005-057 Alcains

museudocanteiro@sapo.pt
Tel.: 272 900220
Fax: 272 900229

Serviço Educativo
Visitas guiadas com marcação prévia.
mc-visitas@iol.pt

HORÁRIO
3.ª a 6.ª – 09:30 – 12.30h 14.00h – 17.30h
Sábado e Domingo – 14.30h – 18.30h
Encerra à Segunda-feira e nos seguintes feriados: 1 Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro

Fonte - Naturtejo

Sem comentários: