quinta-feira, 22 de junho de 2006

Representante da UNESCO visitou os geomonumentos da Região Naturtejo

É o tudo ou nada para o projecto do Geopark. A candidatura, apresentada pelos concelhos que integram a Naturtejo, ultrapassou duas fases do processo com distinção. A terceira e última fase vai depender da imagem que o representante da UNESCO, Nikolaos Zouros, levar da região após uma visita de três dias.

A vinda de Nikolaos Zouros à região só aconteceu porque o processo é credível, o relatório resultante desta visita será uma peça fundamental para uma decisão, a ser tomada no final de Julho. Se isso acontecer, a entrada da UNESCO neste processo significa que os lugares promovidos pela Naturtejo têm importância internacional e não apenas nacional.

Com a participação na rede global de geoparques - European Geoparks Network- , o Geopark Naturtejo da Meseta Meridional poderá ser conhecido um pouco por todo o mundo. Além disso, o desenvolvimento do projecto Geopark visa a obtenção de uma marca de excelência tutelada pela UNESCO, direccionada para o turismo na natureza.

O livro “600 milhões de anos em imagens” é mais uma aposta da Naturtejo no projecto de classificação do Geopark. A obra, lançada no primeiro dia da visita de Nickolaos Zouros, reúne um conjunto de fotografias de Pedro Martins e conta ainda com textos de Carlos Neto de Carvalho, o geólogo que está a coordenar o projecto do Geopark Naturtejo da Meseta Meridional. Os textos encontram-se em português e inglês.
Fonte - Naturtejo

Sem comentários: