terça-feira, 6 de junho de 2006

13/06 - Ciclo de Poesia Poesis - Canto I - Teatro Azul apresenta "Fernando Pessoa por Nuno Miguel Henriques" na Casa da Cultura

O Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Coimbra encerra, no próximo dia 13 (Terça-feira), o Ciclo de Poesia intitulado Poesis - Canto I, com a apresentação de "Fernando Pessoa por Nuno Miguel Henriques", última produção da Companhia Profissional Teatro Azul, na Sala Polivalente da Casa Municipal da Cultura, às 21:30.

Trata-se de um espectáculo que reúne alguns dos textos mais emblemáticos do poeta português Fernando Pessoa, em cruzamento com os seus heterónimos Álvaro de Campos, Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Bernardo Soares.

Um espectáculo com suporte na vida e obra do autor de "Mensagem" já que além dos textos interpretados no decorrer da sessão são introduzidas notas biográficas, quer por meios vocais, quer com recurso a imagens visuais projectadas, adereços e indicações cénicas.


"Minha Pátria é a Língua Portuguesa"; "Aniversário"; "Gosto de Dizer"; "Todas as Cartas de Amor São Ridículas"; "Liberdade"; "O Menino de Sua Mãe"; "Autopsicografia"; "Isto"; "Tudo o que faço ou medito..."; "Tenho tanto sentimento"; "Conta a lenda..."; "O Infante"; "Mar Português"; "O Mostrengo"; "Sou um Guardador de Rebanhos..."; "Olá, Guardador..."; "O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia..."; "O mistério das coisas..."; "Mestre, são plácidas todas as horas..."; "Tão cedo passa tudo quanto passa!"; "Ode Triunfal"; "Ode Marítima"; "Lisbon Revisited"; A"pontamento"; "Tabacaria" são exemplos de alguns dos textos que fazem parte desta encenação de Teatro Poético.

Nuno Miguel Henriques apresenta, nesta peça, uma estética artística muito distinta da que o tornou conhecido como "actor/diseur" de poesia portuguesa ao longo dos 19 anos de trabalho consecutivos nos palcos, nas televisões, rádios e edições de CD's. Explora novas valências na "arte de dizer", captando leituras abertas das mensagens e da semântica dos autores.

O Ciclo Poesis - Canto I teve início em Março último terminando, agora, no dia em que se assinala o aniversário do nascimento de Fernando Pessoa e da morte de Eugénio de Andrade. Com esta acção pretendeu-se, acima de tudo, divulgar a criação poética junto da comunidade local estimulando, assim, novos públicos para a Poesia.
Fonte - Câmara Municipal de Coimbra

Sem comentários: