sexta-feira, 2 de junho de 2006

02-11/06 - Arouca inspira exposição de Craft Design

"Craft Design / Arouca + Sustentável" é o título da exposição que integra peças de craft design inspiradas na região de Arouca, que decorre de 2 a 11 de Junho no Posto de Turismo local. Promovida em parceria pela Câmara Municipal de Arouca e pelo Programa Aveiro - Norte da Universidade de Aveiro, esta iniciativa está inserida na programação da Semana Cultural de Arouca.

A exposição é constituída por dois núcleos. No primeiro, sugere-se o enquadramento do design no âmbito das estratégias e práticas de desenvolvimento sustentável.No segundo núcleo, são apresentadas abordagens de design, realizadas pelos alunos da Universidade de Aveiro em 2004 /2005, na cadeira de projecto em design, onde se constituíu um plano de desenvolvimento para a Serra da Freita baseado nos crafts e tecnologias tradicionais e em áreas de complementaridade como a agricultura biológica ou a requalificação do património edificado e paisagístico.Apresentam-se também peças desenhadas e desenvolvidas a partir de raízes e etimologias locais.

"No primeiro núcleo apresentaremos uma narrativa não linear, constituída por exemplos de práticas de referência que incidem em projectos desenvolvidos noutros países, sobretudo do Norte da Europa. Com isso queremos alertar para a riqueza e muitos outros recursos existentes no país em geral, e no concelho de Arouca em particular, demonstrando que existem elevados potenciais de evolução passíveis de serem reconstituídos reinterpretados à luz da cultura contemporânea", refere o designer Pedro Carvalho de Almeida, da Universidade de Aveiro."O design é aqui visto numa perspectiva multidisciplinar e procura projectar uma nova relação do homem com o meio estabelecendo novos paradigmas de intervenção, propondo soluções de carácter global, que promovam o bem estar social, uma nova dimensão cultural, a compreensão da natureza e o desenvolvimento de actividades economicamente sustentáveis", acrescenta João Nunes.

São integradas também nesta mostra três outras abordagens na área dos crafts: os trabalhos de autor de Virgínio Moutinho e as intervenções plásticas de Joana Peres e Miguel Dalte sobre objectos de papel reciclado e ainda o resultado da intervenção pelo design em algumas peças produzidas para o Moinho da Carvalha Gorda, indústria de papel da região, de carácter artesanal.

Esta mostra faz parte de um projecto mais abrangente que visa a elaboração e implementação de um Plano de Desenvolvimento Sustentável para Arouca. Resulta de preocupações comuns manifestadas por um grupo de designers e investigadores de diferentes áreas científicas que procuram divulgar os métodos actualmente tidos por mais adequados à implementação do design, enquanto ferramenta central do desenvolvimento sustentável da sociedade e da economia, numa perspectiva de valorização humana de referência para o desenvolvimento futuro.

No sábado 3 de Junho, a equipa responsável por esta exposição participará num workshop subordinado ao tema "Ecoturismo e Sustentabilidade em Meio Rural", que decorrerá no auditório da Biblioteca Municipal de Arouca, com comunicação sobre "Identidade Cultural: estratégias em design para o desenvolvimento sustentável de novos produtos".

Legenda das fotos:
1 - Taça madeira - Escola tecnológica madeira - Lahti Finlândia
2 - Puffff - Susana Ribeiro 2ºano UA 2004/05 - Projecto em Design
3 - Vassouras extenssíveis - Daniel Chipelo 2ºano UA 2004/05 - Projecto em Design
4 - Livro Pintado / Papel reciclado - Miguel Dalte - Portugal

Sem comentários: