quarta-feira, 17 de maio de 2006

20/05 - Inaguração da Exposição "ABÊCÊ" de João Vieira no Pavilhão Centro de Portugal

Numa organização do Departamento de Cultura da Autarquia é inaugurada, no dia 20, às 18h30, no Pavilhão Centro de Portugal, a exposição "ABÊCÊ", de João Vieira. Trata-se de mais uma das exposições de Serralves em Coimbra, ao abrigo do Protocolo existente entre o Município e a Fundação de Serralves, comissariada por João Fernandes.

Em Abêcê, o projecto agora apresentado em Coimbra, concebido especificamente para o espaço do Pavilhão Centro de Portugal, João Vieira reinveste no cruzamento do texto com a imagem. Esta é, de certa forma, uma obra que condensa retrospectivamente obras anteriores: porque a letra é mais uma vez utilizada a partir da reivindicação de uma sua libertação semiótica, de modo a que se obtenha um novo tipo de percepção visual da sua condição de signo; porque, tal como em muitos projectos anteriores, se fazem uso de materiais descobertos no contexto de uma produção industrial de fábrica.

Trata-se de uma instalação de gigantescas letras em papel – todas as do alfabeto –, assentes em estruturas de madeira que convocam as grelhas que permitem a construção rigorosa de determinados tipos de letra. As letras estão dispostas pelo pavilhão em redor de um poço com celulose, de forma a permitir uma circulação dos visitantes imediatamente relacionável com o passear entre alamedas e clareiras. Interessou ao artista convocar as diversas simbologias da floresta, ao mesmo tempo que investia na apresentação do ciclo de vida do papel – da árvore à folha, passando pela celulose. Note-se que a expressão Abêcê, em qualquer dicionário que contemple o português do Brasil, é apresentada enquanto abreviatura de biografia. Compreende-se portanto que aqui esteja contida uma ideia de ciclo de vida que ultrapassa a simples transformação da árvore em papel, até porque a instalação das letras e poço será palco, no dia da inauguração, de uma acção-espectáculo, formato em que o artista foi pioneiro em Portugal, que incluirá uma série de músicas e jogos que remetem para a infância.

O acesso geral à exposição é feito mediante ingresso no valor de 1,00€.
Portadores de cartão jovem, cartão de estudante, cartão cultural familiar, cartão de reformado, >65 anos e grupos escolares, mediante pagamento de 0,50€.

A exposição está patente até ao dia 16 de Julho e pode ser visitada de Terça a Sexta-feira (das 10h00 às 19h00); Sábados e Domingos e feriados (das 15h00 às 20h00); Encerra à Segunda-feira.
Fonte - Câmara Municipal de Coimbra

Sem comentários: