sexta-feira, 19 de maio de 2006

1º Ciclo de Workshops em Turismo

O Turismo é uma realidade transversal aos vários sectores económicos. Trata-se de uma actividade dinâmica em contínua evolução e fortemente concorrencial.

A análise rigorosa do comportamento deste sector, a divulgação de produtos inovadores, a compreensão das novas tendências dos mercados é fundamental para que os agentes tomem decisões empreendedoras.

Neste sentido, a Região de Turismo Rota da Luz organiza, de Maio a Junho, o 1º Ciclo de Workshops em Turismo procurando criar um espaço de reflexão e debate.

As sessões de trabalho estão formatadas em dois momentos – um primeiro momento de discussão dos temas abordados por especialistas, e um segundo de troca de experiências – apresentação de boas práticas. Além destes dois momentos será criada uma bolsa de contactos.

Pretendendo envolver a comunidade local e criar dinâmicas de desenvolvimento regional, o ciclo de workshops inicia no próximo dia 25 de Maio no Museu de Arouca, com a temática Animação Turística e Turismo Activo. Segue-se no dia 8 de Junho no Posto de Turismo do Furadouro – equipamento acessível, a análise do tema Turismo Acessível, Turismo para Todos. Em 26 de Junho em Aveiro – local a designar, será objecto de debate a Qualidade e Certificação em Turismo.

Os Workshops destinam-se aos técnicos de turismo, câmaras municipais, hotelaria, operadores turísticos e agentes de viagens, estudantes, todo o sector turístico e a própria comunidade.

25/05/06, Arouca

Programa - Animação Turística e Turismo Activo

09:30
Bolsa de contactos

10:00
Sessão de abertura
Pedro Silva Presidente Região Turismo Rota da Luz
Campelo de Sousa Vice-Presidente Câmara Municipal Arouca

10:30
Trilhos pedestres e turismo, uma análise ao mercado nacional
Aurea Rodrigues ISPGAYA

11:00
Turismo Activo, produto com futuro
Nuno Coelho ANETURA

11:30
Turismo aventura, principais dificuldades e desafios
Ana Barbosa PACTA

12:00
O processo de legalização das empresas de animação turística
DGT

12:30
Debate

13:00
Intervalo para almoço

14:30
Bolsa de contactos

15:00
Criação e implementação de trilhos sustentáveis
Pedro Pedrosa

15:30
Boas Práticas
Desafios Rui Marcial
Viagem Medieval Stª Mª Feira
Festival de Chocolate Óbidos Francisco Salvador
Naturtejo Armindo Jacinto

Sem comentários: