terça-feira, 2 de maio de 2006

02 - 09/05 - No Centro da Cultura

Aveiro

02/05 - 16/05
Teatro Aveirense (Sala Estúdio), às 10:30 e às 14:00

Caixa para guardar o Vazio
"A escultura quando se apresenta como uma "caixa fechada", é activada pelos corpos de dois bailarinos, que revelam (abrem) o espaço, dialogando entre si e com o público (grupos de crianças) através do movimento e da voz. Bailarinos e visitantes são matéria em acção. Os seus gestos constroem espaço.

Este abre-se, dobra-se, desdobra-se e expande-se, experimentando-se um clima de comunicação e de descoberta que termina com a revelação do interior da escultura, onde percebemos que o nosso corpo também é um lugar. O corpo é o último lugar."

Co-Produção: Teatro Aveirense, Teatro Viriato, A Oficina, Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Teatro Municipal da Guarda e Centro Cultural de Belém.

09/05, terça-feira
Teatro Aveirense, às 15:30

Concerto Pedagógico - Giselle
No âmbito do ciclo "Clássicos do bailado Internacional", o Teatro Aveirense organiza acções pedagógicas dirigidas aos públicos juvenis, que pretendem estimular e informar sobre as várias componentes do Bailado "Giselle" de Adolphe Charles Adam. Neste concerto pedagógico serão apresentados e comentados trechos da música de "Giselle". Trata-se de uma acção que terá como narrador e comentador Mário Azevedo (professor na ESMAE e fundador do instituto Orff do Porto), estando a interpretação musical a cargo do pianista António Oliveira (professor no conservatório de Música do Porto) e do violinista Carlos Pinto da Costa (director pedagógico da Escola de Música de esposende).
Fonte

Até 05/05
Universidade de Aveiro/Dep. de Comunicação a Arte da UA

4ª edição do Made in DeCAMostra de Curtas Metragens da Universidade de Aveiro
Fundado em 2003 pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, caracteriza-se como uma mostra de trabalhos de índole cultural. Inicialmente pretendia que o trabalho efectuado a nível curricular fosse apresentado à restante comunidade académica, tendo a qualidade das curtas-metragens e a adesão por parte do público ao projecto conduzido ao seu prolongamento.
A presente edição irá apresentar programação paralela à gala de apresentação que este ano se afirma como o momento marcante para todos os aficcionados pelo vídeo no único evento da àrea que a cidade de Aveiro produz de raiz.
2 workshops, retrospectivas, painel, exposição, cerimónia de encerramento, after hours constam do programa da 4ª edição onde com a periodicidade anual anunciada o trabalhodos alunos é premiado numa creatividade exposta para além das fronteiras do campus universitário.
Fonte

Coimbra

02 e 03/05, terça e quarta-feira
Teatro Académico Gil Vicente, às 21:30

A água dorme de noite
Pelo Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra

“Minhas mãos molho
Minha cara lavo
Para fazer serviço a Deus
E arrenegar o Diabo.”

As palavras são os gestos de uma cultura. As noites de S. João Baptista são envoltas em rituais, crenças e superstições, momentos em que o religioso e o pagão se cruzam numa entidade popular indefinível. O mote foi a água. A partir dessa ideia voltamos atrás, tentámos reencontrar os segredos, as histórias que emanam da fonte e que correm até ao mar. Este é um espectáculo circular como a água e como a história de todos nós. “Tudo dura o que duram os reflexos agitados. Só este rio imenso segue o seu curso inalterável e incessante para aquele mar profundo."
Raul Brandão, in "Os Pescadores"

05/05, sexta-feira
Teatro Académico Gil Vicente, às 21:30
Sarau Queima das Fitas 2006

05 - 12/05
Queima das Fitas de Coimbra
Queima das Fitas 2006

Viseu

05 - 21/05
VII Festival de Teatro Jovem
Auditório Mirita Casimiro

05 e 06/05, sexta-feira e sábado
Teatro Viriato, às 21:30

"Os Justos" de Albert Camus pela Mala Voadora
Na Moscovo czarista, em 1906, uma célula socialista e revolucionária de elementos terroristas prepara e leva a cabo um atentado mortal contra o Grão-Duque. Em torno desta acção, o texto de Os Justos, escrito pelo Prémio Nobel Albert Camus, em 1949, apresenta um confronto de perspectivas éticas sobre a morte sacrificial que é motivada por un ideal de transformação do mundo e sobre o seu resultado previsível:a vítima mortal do crime terrorista e a vítima da pena capital imposta pela justiça do estado.

Jorge Andrade foi distinguido com a menção honrosa do Prémio Madalena Azeredo Perdigão 2004, atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian, pela encenação de Os Justos.


06/05, sábado
Livraria da Praça, às 21:00

Lançamento da obra Dicionário do Cinema Português 1989-2003, com Jorge Leitão Ramos
"Livro de referência sobre o Cinema Português, aqui se encontram repertoriados, para o período 1989-2003, a totalidade dos filmes de longa-metragem de ficção, bem como as principais curtas e médias-metragens, quer as produzidas para cinema quer para televisão. O Dicionário comporta ainda entradas traçando a carreira dos mais destacados realizadores, actores, directores de fotografia, produtores, compositores musicais, argumentistas e outros técnicos. Num trabalho que se quer factual e rigoroso, o autor não esqueceu um olhar crítico sobre os objectos em análise. Um livro imprescindível a todos quantos se interessam pelo cinema ou pelas artes do espectáculo em geral.” – Ed. Caminho.
Fonte

Tondela

08/05, segunda-feira (ante-estreia)
Teatro Acert, às 21:45

Bumba - Uma Viagem de Zigala a Zamambico
Narf (Galiza) + Timbila Muzimba (Moçambique)
Um namoro artístico iniciado com o “Num Abril e Fechar d’Olhos”, produção teatral realizada pelo Trigo Limpo teatro ACERT e Teatrosfera, com prolongamentos cúmplices em estadas conjuntas na Galiza e Moçambique.O projecto tem a sua residência no Novo Ciclo ACERT, no trabalho preparativo da estreia oficial em Santiago de Compostela e de uma digressão internacional durante os meses de Maio, Junho e Julho.Esta ante-estreia anuncia o grande concerto que terá lugar no Tom de Festa, abrindo apetites e celebrando a aproximação artística entre músicos talentosos e empenhados em fundir sonoridades e trocar experiências no grande universo da Música do Mundo.
Fonte

Guarda

04/05, quinta-feira
Teatro Municipal da Guarda, às 22:00

Onde está o Edmundo? pela Companhia de Teatro Váatão
A peça incide sobre histórias contadas pelos “Pastorinhos”, um grupo com tendência musical à beira de conhecer a fama, cuja formação é contada pelos próprios elementos, formação essa que aconteceu numa paisagem tipicamente beirã, num ambiente bucólico animado pelo pastoreio e não só…

05/05, sexta-feira
Teatro Municipal da Guarda, às 21:30


Teatro de Marionetas Chinesas
Um espectáculo onde a companhia mostra a oriental mestria da manipulação de marionetas. Um palhaço, dois caçadores, um deles perito em artes marciais e outro, em imitar vozes. No final da apresentação, a companhia mostra ao público como se manipulam estas marionetas. Criada há 30 anos, a companhia já actuou em mais de 20 países, incluindo Roménia, Polónia, Rússia, Hungria, Mongólia, França, Suíça, Indonésia, Austrália, EUA, Canadá, Inglaterra, Japão e Alemanha, entre outros.

06/05, sábado
Teatro Municipal da Guarda, às 21:30

Concerto da Orquestra do Norte
Iniciadora de um trabalho verdadeiramente pioneiro e inédito, esta orquestra tem vindo a afirmar-se no panorama da música erudita, realizando os seus concertos de norte a sul de Portugal e também noutros países, como é o caso de Espanha e de França.
A Orquestra do Norte integra profissionais de reconhecido mérito e tem, habitualmente, a colaboração de prestigiados Maestros, Solistas e Coros nacionais e estrangeiros, que permitem a interpretação de um repertório variado, que inclui concertos sinfónicos, didáctico-pedagógicos, ópera, música de bailado e música de câmara.
Fonte

Castelo Branco

03/05, quarta-feira
Cine-Teatro Avenida, às 21:00

Ciclo de Cinema Clássico Português
No dia 3 de Maio, será exibido o filme "Leão da Estrela", de Arthur Duarte (1947), o último no âmbito do Ciclo de Cinema Clássico Português, promovido pela Câmara Municipal no Cine-Teatro Avenida.

Os bilhetes custam 50 cêntimos cada e podem ser adquiridos na bilheteira do Cine-Teatro Avenida na véspera e no dia de exibição de cada filme, entre as 17 e as 21 horas.
Fonte

Sem comentários: