quinta-feira, 13 de abril de 2006

28/04 - 02/05 - Cister, Sabores e Saberes

Os diferentes mosteiros cistercienses existentes são hoje testemunho vivo do espírito dinâmico dos monges e freiras que moldaram as regiões onde se instalaram à sua imagem, trabalhando a terra e contribuindo para o seu desenvolvimento económico, deixando-nos um património gastronómico riquíssimo em diversas localidades do país.

Cister, Sabores e Saberes nasce da necessidade de preservar esse património, parte integrante da história do concelho, aliado a uma estratégia de promoção turística e divulgação do património local.

Sob a temática S. Bento e Cister, esta edição pretende tornar Arouca o ponto de encontro nacional do importante legado patrimonial que nos deixaram e que se redescobre agora em valências científicas, culturais e turísticas.

Pretende-se com este projecto contribuir para promover e divulgar a cultura e identidade cisterciense, proporcionar um maior envolvimento dos diversos mosteiros e abadias e respectivas autarquias e instituições. Patrocinar um encontro de Cister e suas práticas conventuais, dando maior visibilidade aos mosteiros e à região que representam e às produções associadas a esse património.

Para além da Anima Património, estão envolvidos neste projectos diversas entidades que contribuirão para o enriquecimento do evento.

O programa estará disponível brevemente em suporte on-line (a informar)

Sem comentários: