quinta-feira, 27 de abril de 2006

05-06/05 - Perspectivas do Portugal Contemporâneo - As Ordens Religiosas, da extinção à herança

De 5 a 6 de Maio, decorrerá o 2º Encontro Cultural São Cristóvão de Lafões, organizado pelo Centro Regional das Beiras da Universidade Católica Portuguesa, no Mosteiro de São Cristóvão de Lafões.

"O tema escolhido para debate neste 2º Encontro Cultural São Cristóvão de Lafões apresenta-se pertinente. Num tempo em que o poder público, proprietário dos antigos edifícios monásticos e conventuais, na sua esmagadora maioria, procura retirar-se dessa condição e alienar esses espaços, entendeu-se questionar o tempo e o modo como, em certo momento, o Estado se apropriou desses espaços. Velho património, que uso tiveram, então, os novos espaços?
Se as questões são pertinentes relativamente ao património edificado religioso, que se sabe dos egressos? Que foi feito dos monges e dos frades que foram obrigados a abandonar os seus espaços? Para onde se dirigiram? Como se integraram na sociedade? Como aceitaram a sua nova condição?
Desaparecidos os homens e transformados os espaços, que ficou da herança das Ordens Religiosas? Terão lugar no nosso tempo?
São algumas das questões que reputados especialistas procurarão debater, no tempo e lugar indicados, ajudando a entender terras e gentes. Venha participar também!"

A Comissão Científica

Para aceder ao programa do Encontro e à ficha de inscrição, clique aqui

Sem comentários: