segunda-feira, 13 de março de 2006

18/3 - Nisa - Seminário "Reabilitação e Inovação"

No dia 18 de Março (sábado), pelas 17H00, decorrerá no Cine-Teatro de Nisa o Seminário "Reabilitação e Inovação, promovido pelo Gabinete de Projectos Especiais da Câmara Municipal de Nisa.
O Seminário é dirigido a empreiteiros, técnicos e responsáveis de instituições que intervêm no processo de construção e reabilitação de edifícios. Com a realização deste evento pretende-se sensibilizar para os valores do património, dos materiais de construção tradicionais e das técnicas de diagnóstico, tendo como pontos fundamentais a reflexão, a análise e discussão sobre o presente e o futuro da reabilitação urbana.
O Seminário integra os painéis “Porquê Reabilitar?” e “Materiais e Técnicas de Diagnóstico para a Reabilitação de Edifícios”.
O painel “Porquê Reabilitar?”, é da responsabilidade da associação Ofícios do Património e da Reabilitação Urbana - OPRURB (Lisboa) e incide sobre a experiência da Câmara Municipal de Lisboa na área da reabilitação urbana desde a década de 90. Serão intervenientes: o Arquitecto Filipe Mário Lopes, os Sociólogos Mendonça Dias e Bárbara Lopes e a Historiadora de Arte Gabriela Carvalho, da Câmara Municipal de Lisboa.
O painel “Materiais e Técnicas de Diagnóstico para a Reabilitação de Edifícios” é organizado pela associação Velhos Ofícios - associação para o ensino e formação em conservação e restauro nas artes decorativas e ofícios tradicionais (Coimbra), com a colaboração da Universidade de Aveiro. Este painel incide sobre a divulgação de materiais (o uso de argamassas na reabilitação - ética versus argamassas) e de técnicas de diagnóstico detalhado sobre os processos construtivos (o uso de sensores de fibra óptica na reabilitação de edifícios). Contará com intervenções de João Carlos Mendes, Responsável da Associação Velhos Ofícios e do Professor Doutor João de Lemos Pinto, do Departamento de Física da Universidade de Aveiro.
Câmara Municipal de Nisa

Sem comentários: